Sábado, 9 de Agosto de 2014

AVEIRO > REGIONAL > PEIXE > Restaurante CANTINA BAR DA LOTA

 

 

 A Cantina Bar da Lota mora na Gafanha da Nazaré, mesmo dentro o Porto de Aveiro. Local de fácil acesso e sem grande margem para engano: é seguir na estrada que vai de Aveiro rumo às Praias da Costa Nova e Barra e a meio do caminho, do lado direito aparece-nos uma saída para o Porto de Aveiro. Aqui chegados, é rumar mesmo para dentro da lota.

 

Esta “banca de peixe” está aberta de segunda a sexta-feira, das 7 da matina à meia-noite.

 

A casa não é grande, talvez cerca de 40 lugares, mas suficiente para a matéria-prima que tem em mãos diariamente.

 

As especialidades são uma diversidade de peixes para grelhar, desde a sardinha, robalo, dourada, peixe galo, lulas, chocos, entre outros habitantes marinhos.

 

A garrafeira é curta e simples, desde uns vinhos brancos/verdes/alvarinho que não conhecia, passando por Aveleda e terminando num clássico Planalto.

 

O atendimento é muito simpático e “próximo”, fazendo “a Ligía” esse  bom trabalho de anfitriã.

 

CONFISSÃO****

 

Almoçar com dois bons comensais e fora de “casa”,  quase sempre dá numa boa jornada. E foi o que aconteceu hoje, quando me levaram até ao Porto de Aveiro. É verdade, não foi em frente nem ao lado, foi mesmo lá dentro, em plena lota, junto a redes e cabazes em descanso de marinheiros, o que foi logo um grande princípio.

 

Estamos a falar de um local simples, sem quaisquer pretensões que não servir mais que um magnifico peixe.

 

Com as pernas debaixo da mesa, como tem de ser, e enquanto trabalhavam na brasa os nossos peixes, vieram umas azeitonas e uma boa broa.

 

Começamos com umas sardinhas óptimas, bem gordas  e  assadas. Depois veio o peixe galo assado, que estava uma primeirinha. A fazer companhia no prato umas batatas a murro, pimentos e couves cozidas.

 

Acompanhamos com um Alvarinho honesto, que fez o seu serviço, sem no entanto se destacar, mas que também pouco preocupa os timoneiros desta traineira.

 

Para fechar um gelado de limão feito aqui na casa, e servido dentro de meio limão natural, que fez muito bem o seu serviço de por a trabalhar a glândulas salivares, contrabalançando o trabalho do peixe.

 

Quanto ao investimento, nestas bandas ronda os 15-20 euros por cabeça, o que para peixe fresco desta qualidade e tão bem assado, não é fácil de encontrar em boas praças.

 

Enfim, um Porto a com toda a certeza voltar a navegar por estas coordenadas. Bem hajam!

 

(Telefone: 234 363 599)


publicado por Epicurista Portuense às 02:31
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Raquel Frias a 4 de Setembro de 2014 às 09:48
Excelente restaurante. Principalmente para Sardinhas assadas. Sendo de Aveiro, é pena ainda não ter aderido ao uso do cartão Mgm Club do site www.mgm-club.com. assim ganhava 10% em cartao


Comentar post

Antonio José Barros
Um Blog de prazeres profundos, mesmo que por vezes muito simples...


Pesquisa

 

Tags

todas as tags

Posts recentes

Porto > Cervejaria > Bras...

CASTELO DO NEIVA > Restau...

CASCAIS > REGIONAL > Rest...

CASCAIS > Pastelaria/Rest...

EXPO 2015 - Milão

MATOSINHOS > RESTAURANTES...

Guia Michelin: Os 14 rest...

PORTO > TRADICIONAL > Res...

Festas de São Bartolomeu ...

AVEIRO > REGIONAL > PEIXE...

Visitas

Subscrever feeds