Domingo, 1 de Junho de 2014

MATOSINHOS > REGIONAL > SARDINHAS > Restaurante Pires

 

 

O Pires mora em Matosinhos, próximo da lota, na pequena e estreita Rua de São Pedro, mesmo atrás da Marisqueira dos Pobres. 

 

A casa é estreita e pequena, com a sala em comprimentos. Mal se entra, cruzamo-nos com o grelhador interior atrás do balcão, que deve ter uma magnífica tiragem, visto que não deixa o cheiro circular.

 

A especialidade é a sardinha, podendo ter às vezes para ajudar a dourada, a cavala ou carapau, entre outros habitantes do mar. Para quem não gosta, ele desenrasca uma febra, mas não é disso que o Pires vive.

 

Por esta banda não há garrafeira, pede-se o vinho da casa, branco ou tinto, maduro ao verde.

 

 

CONFISSÃO***

 

Abri hoje a minha época 2014 das sardinhas. Para esta cerimónia, e tal como de há muitos anos para cá, foi a Matosinhos, ao Pires. Tasquinho com o nome do timoneiro, um antigo pescador que mudou há muito o seu rumo, mas que deste artigo do mar é um especialista.

 

As sardinhas estavam gordinhas e bem assadas, acompanhadas por uma boa salada de tomate e pimento vermelho. Para quem quiser, traz também a batata cozida.

 

Hoje, e ao contrário do costume, fechamos o repasto com uma dourada, muito bem trabalhada na grelha, e com um toque de alho que caiu bem.

                                                                          

Para acompanhar, pedimos vinho branco maduro, obviamente da casa, porque outro não há. Não é espingarda nenhuma, mas quando a sardinha está em forma, com mais facilidade o bebemos.

 

A conta é das que não conta no bolso. Ficou por 10 euros por pessoa, com sardinha, dourada, salada e vinho quanto baste.

 

Esta é uma boa opção para quem quer comer uma boa sardinhada, em ambiente rústico e simples, a muito bom preço. Se não contarmos mais que isto, saímos do Pires com a barriga cheia e contente, e a lembrança de voltar quando de sardinhas se tratar.

 

 

 


publicado por Epicurista Portuense às 02:36
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De daniel marinho a 11 de Junho de 2014 às 20:12
Quero agradecer com enorme apreço e consideração em nome do Restaurante Pires a simples modesta e concreta discrição do mesmo! O nosso muito obrigada e na volta teremos imenso gosto em satisfaze-lo com mais prazer. E pra terminar tá cá uma refeição a sua espera em forma de agradecimento! Daniel marinho


Comentar post

Antonio José Barros
Um Blog de prazeres profundos, mesmo que por vezes muito simples...


Pesquisa

 

Tags

todas as tags

Posts recentes

Porto > Cervejaria > Bras...

CASTELO DO NEIVA > Restau...

CASCAIS > REGIONAL > Rest...

CASCAIS > Pastelaria/Rest...

EXPO 2015 - Milão

MATOSINHOS > RESTAURANTES...

Guia Michelin: Os 14 rest...

PORTO > TRADICIONAL > Res...

Festas de São Bartolomeu ...

AVEIRO > REGIONAL > PEIXE...

Visitas

Subscrever feeds